Hoje dei uma aula de estimulação à leitura para uma turma de 29 crianças de 5 anos.
Tinha um bocado medo, porque tinha feito a história um dia antes de entregar a planificação, e tinha medo que fosse pãozinho sem sal.
Hoje dei a aula e foi bastante positiva, claro que não foi perfeita...mas lá tentarei chegar.
“História do Nauta, o Astronauta”
Era uma vez, um senhor chamado Nauta, e ele era um astronauta. Os amigos gostavam de lhe chamar de “Nauta, o Astronauta”.
O Nauta, gostava muito de viajar pelo Mundo todo….mas o Mundo (ou Planeta Terra) era pequeno de mais para ele e estava cheio de gente. Então, pôs-se numa nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRRRRMMMM, partiu para o espaço, e como estava com frio, decidiu ir para o pé do Sol.
Quando estava mesmo perto do Sol, encontrou uma bolinha….
- O que será aquela bolinha? – disse o Nauta, o Astronauta - Nunca vi nada igual…
Com um ar misterioso, decidiu aproximar-se da tal bolinha. Mas quanto mais se aproximava mais a bolinha crescia.
- Afinal não é uma bola, é um planeta. Que planeta será este? É o planeta mais pequeno de todos. Nauta, o Astronauta, decidiu aterrar e ver se encontrava uma pista sobre o nome do planeta. Procurou, procurou, mas não conseguia encontrar nada. Mas, felizmente, estava lá uma criança que o ajudou a encontrar. - Sabem como é que se chama este planeta tão pequenino que, aliás, é o mais pequeno do Sistema Solar!
É Mercúrio. E é o planeta mais perto do Sol…..
E por falar em Sol, está tanto, tanto, mas tanto calor aqui, vou procurar mais planetas.
Nauta, o Astronauta, entrou na nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRRMMMMM, partiu para o espaço e voou voou voou… até que… viu outra bolinha, era outro planeta.
Nauta aterrou e foi à procura da pista daquele planeta. “Deve estar num papel amarelo!” Dizia Nauta, o Astronauta.
-E sabem como é que este planeta se chama? Vénus, é o segundo planeta mais próximo do Sol.
Já encontramos Mercúrio e Vénus. Vamos encontrar mais planetas!
Nauta, o Astronauta, entrou dentro da sua nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRRUUUMM, partiu para o espaço até que… encontrou outro planeta. -AAAH, este planeta, que é azul e verde, eu conheço, é o planeta onde eu vivo, onde tu vives. Sabem qual é o nome deste planeta onde vivemos? Tem dois nomes: Terra, porque temos terra para andar, plantar e correr; e Azul, porque tem muitos oceanos e mares. Será que estamos certos? (pedir a uma criança para procurar uma pista verde e azul)
-É mesmo, este é o Planeta Azul ou o Planeta Terra, e é o terceiro planeta a contar do Sol. Vamos voltar para a nave, mas antes disso, que planetas é que já encontramos? Mercúrio, Vénus e Terra. mas Nauta não queria acabar a sua viagem ali e decidiu continuar a explorar o Sistema Solar.
Nauta, o Astronauta, entrou dentro da sua nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRRUUUMMM, partiu para o espaço… e encontrou mais um planeta. IIIH! Este planeta é tão encarnado! Não é bonito? Mas não sei o nome dele. - Chama-se Marte, e é o quarto planeta. Já encontrámos Mercúrio, Vénus, Terra ou Azul e Marte. Agora quero descobrir mais planetas.
Nauta, o Astronauta, entrou dentro da sua nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRUUMMM, partiu para o espaço….
até que….
Encontrou um planeta gigante, era mesmo muito, muito grande, e parecia que tinha um olho.
- Vamos aterrar e procurar o nome deste planeta tão grande. Chama-se Júpiter! É o planeta maior que vamos encontrar nesta viagem e é o quinto planeta a contar do Sol.
- Já encontrámos Mercúrio, Vénus, Terra ou Azul, Marte e Júpiter. Será que o próximo planeta também é especial como Júpiter? Vamos ver.
Nauta, o Astronauta, entrou dentro da sua nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRUUMMM, partiu para o espaço….
até que...
Viu um planeta lindo, lindo, lindo e muito vaidoso. Este planeta tinha anéis muito grandes, com imensas riscas.
- Onde é que será que estará a pista com o nome deste planeta? - O nome deste planeta é Saturno, é o planeta que tem mais anéis e é o sexto a contar do Sol! Já encontrámos Mercúrio, Vénus, Terra ou Azul, Marte, Júpiter e Saturno! – Nauta estava muito contente com todas estas descobertas, e queria ver mais. Nauta, o Astronauta, entrou dentro da sua nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRUUMMM, partiu para o espaço….até que, encontrou um planeta muito bonito, era Azul Claro... - Este planeta chama-se Úrano. É azul claro e é o sétimo planeta a contar do Sol. Já encontrámos Mercúrio, Vénus, Terra ou Azul, Marte, Júpiter, Saturno e Úrano. Estou a gostar tanto desta viagem. Nauta já estava a ficar com frio, mas não ia ficar-se por ali, queria mais!
Nauta, o Astronauta, entrou dentro da sua nave espacial, pôs o seu capacete e o cinto de segurança e VRRRUUMMM, partiu para o espaço….até que viu um planeta azul-escuro...
- Coitadinho! Este planeta deve ser tão azul porque tem muito frio. Está tão longe do Sol. Vamos ver se descobrimos onde está o nome deste planeta.
- O planeta friorento chama-se Neptuno, e é o oitavo e último planeta do nosso Sistema Solar.
- Será que sabemos todos os nomes dos planetas? Vamos lá: Mercúrio, Vénus, Terra ou Azul, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno!
-Brrrrrrr, está tanto frio aqui…o meu nariz já está a congelar.
Quero voltar para o meu lindo planeta Terra, que tem todas as cores que os planetas tinham. Não é muito quente como Mercúrio nem muito frio como Neptuno. O nosso planeta é o melhor para se viver.
Madalena Andrade e Sousa Lamas